O cliente tem sempre razão...

Atualmente muitas empresas tem como desafio manter os clientes, a grande maioria esta preocupada em inovar seus produtos e serviços e com isso conseguir ter um diferencial perante o mercado. Mas será que esse fator de inovação é o principal para manter clientes e atrair novos?
Em marketing quando trata-se do ciclo de vida de um determinado produto (subentenda serviços também) existem teorias que falam sobre a curva de experiência, onde em resumo o empresário que se destaca em criar um produto novo, no inicio terá interrogações, pois o produto não é conhecido no mercado e existe um investimento para criação do mesmo, após determinado período irá ter maior rentabilidade por conseguir disseminar o produto no mercado e não ter tanta concorrência, em seguida começa haver um declínio nos lucros por diversas variáveis inclusive entrada de novos concorrentes. 
O fato é, se a sua estratégia é ser sempre inovador, você terá que sempre investir para se manter como inovador. Meu objetivo não é tentar fazer com que não inove, se este é o seu perfil, sim é muito importante inovar, não vou remar contra a maré dizendo que não deva ficar sempre de olho aberto buscando novidades para sua empresa.
No entanto, caso ao avaliar a situação atual de sua empresa se dê conta de que não é o mais inovador do mercado, não se desespere! Existem outros fatores que devem ser valorizados tanto quanto a inovação, para manter uma empresa no mercado.
Se observar atualmente serviços antigos, estão sendo oferecidos com uma “nova cara” e ganhando a simpatia do mercado, não e difícil encontrar uma barbearia, sapataria, açougue ou costureira que investiram em um ponto comercial bom, designer diferenciado para oferecer o mesmo serviço conhecido pelo publico mas com um diferencial impossível de não ser notado: bom atendimento!
Cada vez mais pessoas buscam viver experiências ao consumir, isso faz com que o atendimento se torne o principal fator de escolha dos clientes. Alguns fatores fazem o cliente ter a percepção de um bom atendimento, o ditado popular “O cliente tem sempre razão” nos remete também a ideia de entender as necessidades do cliente e atender suas expectativas, apesar de muitas vezes ser usado apenas de forma pejorativa.

Então ai vai a minha proposta: ao invés de reinventar a roda, que tal pensar em uma estratégia para surpreender seus clientes com atendimento de excelência?

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